quinta-feira, 12 de março de 2009


Carros (na versão original em inglês Cars) é um filme de animação em computação gráfica, produzido pela Pixar Animation Studios e distribuído pela Walt Disney Pictures. A sua estreia nos cinemas, nos EUA foi em 9 de junho de 2006, no Brasil em 30 de junho do mesmo ano, e em Portugal em 29 de Junho de 2006. O filme teve a sua pré-estréia em 26 de maio de 2006 no Lowe's Motor Speedway em Concord (Carolina do Norte) com 30 mil ingressos vendidos.
A direção é de
John Lasseter (Toy Story, Vida de Inseto, Toy Story 2), o filme conta com os talentos vocais de Owen Wilson, Bonnie Hunt, Paul Newman, Cheech Marin, John Ratzenberger, Larry the Cable Guy, Richard Petty, e Darrell Waltrip. O filme recebeu o nível de recomendação G pela MPAA, a Associação Americana de Cinema.

Enredo
Aviso: Este artigo ou seção contém revelações sobre o enredo (spoilers).
Tudo começa com a corrida final da Taça Pistão. Relâmpago
McQueen (um corredor novato), O Rei (um respeitado veterano) e Chick Hicks (um batoteiro) estão todos empatados na liderança do campeonato. Um empate apertado entre os três competidores provoca a necessidade de uma outra corrida final de desempate, marcada para uma semana depois, na Califórnia.
Depois da corrida, Relâmpago e seu caminhão de transporte, Mack, começam uma viagem por toda a noite até a Califórnia. Enquanto McQueen dorme no reboque, quatro carros customizados para corridas de arrancada pregam uma peça em Mack, causando o sonolento
caminhão a cochilar e McQueen acaba caindo do reboque e ficando na pista da rodovia interestadual. Relâmpago tenta alcançar Mack, mas acaba se perdendo no meio da noite em uma área rural da Rota 66. Relâmpago tenta retornar para a interestadual mas tem dificuldades por não possuir faróis. Estando em alta velocidade e sem nenhuma luz traseira ou dianteira, ele acaba atraindo a atenção de um xerife local. Uma perseguição começa, o que resulta em Relâmpago destruir o asfalto da rua principal de uma pequenina cidade esquecida no deserto, chamada Radiator Springs. McQueen é pego, confiscado, levado à corte e sentenciado a reparar a rua que ele destruiu.
No início, McQueen continua com sua atitude arrogante e egocêntrica, obcecado em fazer nada mais do que sair de Radiator Springs e ir para a corrida na Califórnia. Depois de uma tentativa de fuga e de um serviço mal-feito nos reparos da rua, Doc Hudson, o idoso juiz local, desafia Relâmpago para uma corrida através do
deserto. Se McQueen vencer a corrida, ele pode ir embora da cidade. Se Doc vencer, Relâmpago tem que terminar a sua sentença e fazer o serviço do jeito que Doc quer. McQueen ri deste desafio como sendo algo fácil, e começa a corrida com uma ampla vantagem na frente de Doc, que permanece na saída. Relâmpago tenta fazer uma curva fechada na estrada de terra e acaba derrapando para um declive, ficando preso em arbustos com cactos exatamente como Doc havia previsto. Assim, Doc vence a corrida.
Pelos dias seguintes, McQueen gradualmente aprende mais sobre a cidade e seus habitantes. Ele se torna amigo de um simplório mas muito leal caminhão-reboque chamado Mate, e de uma linda
Porsche 911 chamada Sally. Sally mostra para McQueen as razões de ela amar Radiator Springs. Ela também conta para McQueen a história de como Radiator Springs fora um dia uma próspera turística comunidade na Rota 66, que entrou em franca decadência após a construção da interestadual 40 naquela região.
Relâmpago começa a gostar de Radiator Springs mas ele permanece obcecado com o desejo de conseguir fazer aquela curva fechada no deserto. Doc oferece seus conselhos mas Relâmpago não quer considerar o que o idoso senhor tem a dizer. Após isto, Relâmpago descobre que Doc Hudson fora um dia um grande carro de corrida, um tricampeão da Copa Pistão durante os
anos 50, até que um acidente grave acabou prematuramente com sua carreira. No que Relâmpago descobre este segredo de Doc, Doc dá a dica para a imprensa de que Relâmpago está na cidade, e ele acaba deixando a cidade para ir para a Califórnia no frenesi público que se segue a esta revelação.
Competindo pelo campeonato na Califórnia, Relâmpago não consegue se concentrar direito por acabar ficando divagando a respeito de Sally e Radiator Springs. Ele inicia a corrida com mau desempenho, mas se recupera bem depois que ele descobre que os seus amigos de Radiator Springs vieram para a corrida para o ajudar como a sua equipe de pit, com Doc Hudson (pintado com sua antiga pintura de #51 "Fabuloso" Hudson Hornet) como o seu chefe de equipe. Relâmpago faz uma corrida de recuperação e toma a liderança na volta final, após finalmente compreender os conselhos de Doc sobre como fazer a fechada curva no deserto. Com a conquista do campeonato bem a frente, Chick Hicks provoca uma manobra que faz com que O Rei acabe em um grave acidente. Relâmpago, se lembrando de como o acidente de Doc acabou com sua carreira, pisa nos
freios pouco antes da linha de chegada e retorna rapidamente para ajudar O Rei. Chick Hicks conquista a Copa Pistão, mas Relâmpago McQueen conquista a admiração dos fãs.
Relâmpago decide se mudar para Radiator Springs, levando junto toda a infra-estrutura de suas operações de competição. Graças a este endosso por parte de Relâmpago, Radiator Springs ganha um enorme interesse em
turismo, e a cidade acaba salva da decadência.

Veículos e elenco de vozes
Os veículos vistos durante o filme e os
actores vocais que representam os personagens principais são:
Autor
Personagem
Modelo de Carro
Dublador BR
Dobrador PT
Owen Wilson
Relâmpago McQueen (Br)Faísca McQueen ou Faísca Tagarela(PT)
Design original da Pixar, mistura de Chevrolet Corvette e Dodge de Corrida
Marcio Garcia
Pedro Granger
Larry the Cable Guy
Tom Mate
Caminhão-Reboque
Chevy Wrecker 1955
Mário Jorge
José Raposo
Bonnie Hunt
Sally Carrera
Porsche 911 Carrera 2002 (Tipo 996)
Priscila Fantin
Vera Kolodzig
Paul Newman
Doc Hudson
Hudson Hornet 1951
Daniel Filho
Manuel Cavaco
Cheech Marin
Ramone
Chevrolet Impala 1959 com suspensão especial
Manolo Rey
Paulo Oom
Richard Petty
"O Rei" Strip Weathers
Plymouth Superbird 1970
Márcio Simões
Carlos Freixo
George Carlin
Fillmore
Volkswagen Kombi 1960
Cláudio Galvan
Luís Lucas
Paul Dooley
Sargento
Willys Jipe 1942 do Exército dos EUA
Luiz Carlos Persy
Tony Shalhoub
Luigi
Fiat 500 1959
Garcia Jr.
Marcantónio Del Carlo
Guido Quaroni
Guido
BMW Romi-Isetta, adaptado em uma empilhadeira
Danilo de Girolamo
Michael Keaton
Chick Hicks
Stock-car genérico estilo carrocerias da NASCAR dos anos 80
Samir Murad
Hélio Pestana
Michael Wallis
Xerife
Mercury Cruiser 1949
Jomery Pozzoly
John Ratzenberger
Mack
Caminhão Mack 1985
Renato Rosenberg
Katherine Helmond
Lizzie
Ford Modelo T 1923
Jenifer Lewis
Flo
Carro-conceito das feiras automotivas "
Motorama" da GM durante os anos 50
Carla Pompílio
Joe Ranft
Ruivo
Caminhão de
bombeiros estilo American LaFrance dos anos 60
Joe Ranft
Jerry Recicled Bateries
Caminhão Peterbilt modelo 362
Jeremy Piven
Harv
Não visto em tela (fala ao telefone com McQueen)
Guilherme Briggs
Darrell Waltrip
Darrell Cartrip
Chevrolet Monte Carlo 1976
Bob Costas
Bob Cutlass
Oldsmobile Aurora 1999
Luiz Feier Motta
Lynda Petty
Sra. O Rei
Mercury Villager 1970
Geisa Vidal
Tom Magliozzi
Rusty Rust-Eze
Dodge A100 1963
Ray Magliozzi
Dusty Rust-Eze
Dodge Dart 1963
H.A. "Humpy" Wheeler
Tex
Cadillac Coupe de Ville 1975
Jay Leno
Jay Limo
Lincoln Town Car limosine
Carlos Seidl
Andrew Stanton
Fred
Rambler Ambassador 1962
Dale Earnhardt Jr.
Dale Earnhardt Jr.
Stock-car genérico estilo carrocerias da NASCAR de 2002
Mario Andretti
Mario Andretti
Ford Fairlane 1967
Michael Schumacher
Michael Schumacher
Ferrari F430 2005
Philippe Maia
Adrian Ochoa
Wingo
Nissan Silvia 2000
Jonas Rivera
Boost
Mitsubishi Eclipse 1995
Lou Romano
Snot Rod
Plymouth Barracuda 1970
E.J. Holowicki
DJ
Toyota Scion xB 2004
Elissa Knight
Tia
Mazda Miata 1990
Lindsey Collins
Mia
Mazda Miata 1990
Mike Nelson
Not Chuck
Empilhadeira
Edie McClurg
Vanda
Ford Windstar 1995
Richard Kind
Vanderley
Mazda MPL LX 2003
Não creditado, imita
Arnold Schwarzenegger
Sven
Hummer H1
Garcia Jr.
Sarah Clark
Kori Turbowitz
Cupê de 2 portas com faróis retráteis
Tom Hanks
Woody
Carro de cowboy de brinquedo
Marco Ribeiro
Billy Crystal
Mike
(BMW)
Romi-Isetta
John Goodman
Sulley
Monster-Truck
Mauro Ramos
Não creditado
T.J.
Hummer H1 customizado
Não creditado
Marco, Segurança Copa Pistão
Ford Expedition 2002
Nenhum
Patty Andretti
Sedã italiano de 4 portas
Nenhum
Nenhum
Não creditado
Dirigível da Lightyear
Dirigível da Goodyear
Não creditado
Chuck Manifold
Plymouth Reliant
Não creditado
Chuki
Sedã 4 portas genérico
Não creditado
Trev Diesel
Locomotiva diesel EMD F7A e B
Nenhum
Frank
Colheitadeira
Nenhum
Nenhum
Nenhum
Tratores
Tratores americanos dos anos 50
Nenhum
Nenhum
Nenhum
Bessie
Máquina de
Asfalto
Nenhum
Nenhum
Nenhum
Stanley
Stanley Steamer
Nenhum
Nenhum
Não creditado
Chefe de equipes
Ford F-550
Nenhum
Oficial
Ford F-150
Nenhum
Nenhum
Nenhum
Helicóptero Dinoco
Bell 222 em maior escala
Nenhum
Nenhum
Nenhum
Garotas Dinoco
Cupê esportivo de 2 portas, lembra
Chevrolet Tigra
Nenhum
Nenhum
Nenhum
Antonio Veloce Eccellente e Costanzo Della Corsa
Maserati Quattroporte 2003
Nenhum
Nenhum
Nenhum
Marco
AV-8B Harrier II modificado com suporte de mísseis nas pontas das asas e empenagem duplas, como no F/A-18 Hornet (Super FAV-18)
Nenhum
Nenhum

Equipe de produção
Dirigido por
John Lasseter
Co-dirigido por Joe Ranft
Roteiro por Dan Fogelman, John Lasseter, Phil Loren e Kiel Murray com material adicional para o roteiro por Robert L. Baird e Dan Gerson
História por John Lasseter, Jorgen Klubien e Joe Ranft
Produzido por Darla K. Anderson
Música por Randy Newman
Edição por Ken Schretzmann

Repercussão da crítica
A reação inicial pela crítica tem sido em geral positiva. Na imprensa americana,
Roger Ebert do jornal Chicago Sun-Times deu ao filme três estrelas e disse, "O filme tem um visual ótimo e é muito divertido, mas falta um pouco do impacto dos demais filmes da Pixar."[1] Stephen Hunter do Washington Post chamou o filme de ótima diversão e lhe classificou com quatro estrelas. [2] Contudo, Manohla Dargis do New York Times fez uma crítica desfavorável, alegando uma certa ênfase em personagens mecânicos e paisagens, e falta de criaturas vivas. [3]
Embora seja no momento o filme da Pixar com menos sucesso entre os críticos, ainda assim consegue manter um sólido percentual de cerca de 78% no Rotten Tomatoes, o qual classificou o consenso crítico em torno do filme nas linhas de que embora Cars não tenha uma narrativa nos padrões de Toy Story e Os Incríveis, espectadores de todas as idades devem se maravilhar com a brilhante técnica de animação e saírem satisfeitos de o assistirem.

Desempenho na bilheteria
O filme rendeu US$ 60,1 milhões no seu final de semana de estréia nos EUA. Ainda que abaixo de estréias de alguns outros filmes da Pixar, e abaixo daquilo que alguns analistas financeiros previam, foi um desempenho sólido, a segunda melhor estréia em meses de junho, e a quinta de todos os tempos entre filmes de animação, segundo o
Box Office Mojo.[4]
Bilheteria doméstica (EUA + Canadá), valores em dólares:
Final de Semana
Renda
Posição
% Queda
Total
1
$60.119.509
1
N/A
$60.119.509
2
$33.731.634
1
43,9%
$117.055.283
3
$23.285.367
2
31%
$156.664.916
4
$14.569.356
4
37,4%
$182.591.139
5
$10.734.082
5
26,3%
$205.908.484
6
$7.840.985
6
27%
$220.001.446
7
$4.910.000
10
37,4%
$229.449.000
8
$2.620.756
14
47%
$234.802.642
Bilheteria Total:
Origem
Renda
% Total
Doméstica
$244,082,982
52.8%
Internacional
$217,898,622
47.2%
Mundo Todo
$461,981,604
100.0%
Informações da tabela obtidas através do
Box Office Mojo.[5][6]
Easter Egg - DVD
No menu principal, após alguns instantes, o logotipo da Dinoco aparece no canto inferior direito da tela. Seja rápido, pois ele desaparece rapidamente se não for clicado. Através dele você pode acessar a uma animação-homenagem ao curta Boudin'(Pular) estreado por Relâmpago McQueen e Mate (enquanto os mesmos se assistem de um drive-in).

Nenhum comentário:

Postar um comentário